Reunião com Petrobras para qualificar trabalhador local e ocupar as novas vagas de emprego

A necessidade de treinamento e qualificação profissional para suprir demandas dos novos empreendimentos no município motivou a realização de uma reunião na manhã de hoje (14), no gabinete do prefeito, promovida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Aracruz, Divaldo Crevelin, com representantes da Associação dos Empresários de Aracruz (AMEAR), Petrobras e Cefetes. Na reunião, a Petrobras explicou que uma das condicionantes exigidas pelo IEMA para liberação da obra de construção do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, é um convênio que prevê o investimento em qualificação para atender as empresas que irão prestar serviço.
Para Crevelin, este convênio que prevê o investimento em uma unidade de ensino já instalada no município, com objetivo de qualificar mão de obra, deve ter início com a avaliação do diagnóstico de demandas de Aracruz. “Para que sejam definidos quais os cursos que devem ser implantados para qualificar a mão de obra local é necessário uma avaliação das necessidades das empresas do município”. O representante da AMEAR, Eugênio Cunha, ressaltou que este convênio é uma oportunidade de criar cursos que possam atender não só este investimento, mas todas as empresas que necessitam de mão de obra. “É importante qualificar o maior número de profissionais, dando a eles a oportunidade de participar dos empreendimentos da cidade”.
Segundo os representantes da Petrobras, com o convênio devem ser investidos aproximadamente R$ 2,2 milhões para gerar mão de obra qualificada. O representante da empresa Estel, Luis Cordeiro, falou sobre o número de pessoas que saem do ensino médio e por falta de qualificação estão fora do mercado de trabalho. “Mais de 2.500 pessoas saem do ensino médio em Aracruz e não têm a chance de serem absorvidas pelas empresas, por não terem conhecimento técnico”.
Crevelin acrescentou que o município também tem essa preocupação. “A nossa realidade é crítica, muitas pessoas estão desempregadas por falta de qualificação. Temos que dar oportunidade para os mais humildes. Não existe desenvolvimento sem conhecimento. Queremos cursos que atendam a carência local”. Após esta discussão, o Cefetes apresentou a proposta para qualificação da mão de obra para instalação do terminal.
Os representantes do Cefetes explicaram que a instituição vai identificar a demanda do município para focar na área de atuação. A instituição propôs trabalhar com curso de formação inicial continuada e atender a demanda do mercado que o município precisa para suprir as necessidades destas empresas. Na reunião, o Cefetes apresentou a proposta inicial e afirmou ter interesse em atender a Petrobras da melhor forma.
Crevelin concluiu a reunião lembrando a importância de se encontrar uma forma de proporcionar a estes jovens que estão terminando ou já terminaram o ensino médio a oportunidade de se qualificarem através deste convênio. “A prefeitura deu o pontapé inicial para facilitar a viabilidade deste convênio e os benefícios que ele irá trazer para Aracruz. Agora, a discussão deve continuar para que a Petrobras atenda a condicionante indicada pelo IEMA.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Transporte municipal terá horários especiais durante os quatro dias da 26ª Expo Aracruz
- Secretaria de Turismo disponibiliza curso de Ferramenta de Marketing Digital para o Setor de Trade Turístico
- Agosto Dourado: Semsa reforça ações de valorização e incentivo à amamentação
- Nova obra do pátio de transbordo do Saae irá modernizar o sistema de coleta e tratamento de resíduos
- Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são avaliados na fluência da leitura
- Aracruz viveu um domingo de pura adrenalina com o campeonato VNT 2025
- Conselho Tutelar publica inscrições do Processo de Escolha Suplementar para membros suplentes
- 6ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz prepara estudantes para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
- 26ª Expo Aracruz: Secretaria de Mobilidade Urbana mapeia rotas alternativas para o Parque de Exposições
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências