EDUCAÇÃO – Alunos da escola EMEF Caeiras Velha irão participar da implantação do projeto Cine Escola Tela Brasil

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com apoio do Fundação Telefônica VIVO, Ministério da Cultura e realização da Buriti Filmes, participará do projeto “Cine Escola Tela Brasil”. Trata-se de um projeto em que os alunos receberão um aprendizado lúdico, descobrindo o universo audiovisual com a produção de vídeos e animações.
Os alunos terão a instrução de seus professores que irão ensinar juntamente com os educadores do projeto, uma equipe de profissionais experientes na área da educação audiovisual. Desta forma a comunidade escolar poderá descobrir novos mundos por meio da extensa programação do cineclube.
A programação terá início no próximo domingo (19/05) se estendendo até o sábado (25/05). De início, serão 50 alunos que participarão do projeto divididos em turmas de 25. Ao todo serão produzidos seis filmes de curta metragem exibidos para a comunidade local às 19h da sexta-feira (24/05). No último dia de apresentação, (25/05), será oferecida uma palestra Workshop para os professores com o propósito de dar-lhes uma formação teórica e prática sobre a produção audiovisual e educação.
Toda essa programação vem com o objetivo de estimular a utilização do audiovisual para os professores e seus alunos, para que possam explorar esse universo e inspirar transformações positivas para todo o ambiente escolar.
Os alunos serão estimulados a desenvolver projetos pessoais, descobrir e utilizar recursos e equipamentos audiovisuais e, principalmente, multiplicar os conhecimentos aprendidos para que eles possam ser transmitidos para outras pessoas.
Estrutura e programação
O cinema será montado em uma sala indicada pela escola, onde permanecerá por uma semana com o auxílio e apoio da equipe do projeto que ajudará a escola a montar um cronograma para que todas as turmas possam assistir à produção dos vídeos e animações.
Durante as sessões os alunos ficarão acompanhados por um professor e/ou um funcionário designado pela própria equipe técnica que dará apoio no controle de entrada e saída de alunos, assim como seus comportamentos durante as sessões.
Serão quatro sessões no período da manhã e mais quatro no período da tarde com duração de 40 minutos cada. Serão exibidas animações curtas e de grande impacto, premiadas em festivais, além de clássicos do curta-metragem brasileiro, de ficção infanto-juvenis recentes e de vídeos realizados por crianças e jovens de países em desenvolvimento.
A Buriti Filmes, produtora dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, é responsável pela produção do documentário Cine Mambene (1998) e pelos filmes Bicho de Sete Cabeças (2001), Chega de Saudades (2008), As melhores coisas do mundo e o recente lançamento Uma história de amor e fúria (2013).
Além do Cine Escola, a Buriti também é responsável pela sala de cinema itinerante Cine Tela Brasil, que ano passado atingiu a marca de 1 milhão de espectadores, e pelas Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil, que já realizaram quase 300 curtas em todo o Brasil.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte