Caminhada e exposição do SPE mobilizam população no combate ao preconceito e às doenças sexualmente transmissíveis

Na última sexta-feira (30/11), aproximadamente mil pessoas, entre alunos, pais e profissionais do setor público de Aracruz, participaram do encerramento das atividades, deste ano, do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)”. O evento foi promovido pelas secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e do 5º Batalhão da Polícia Militar do município. O tema central do encontro foi “Saúde e Prevenção nas Escolas”. Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento.
A secretária de Saúde, Márcia Seixas, falou sobre o SPE. “É muito bom ver tantos jovens do município empenhados em tratar de um assunto tão sério, como a AIDS/HIV e outras DST's, que fazem parte de nossa realidade social. O SPE é um programa de educação e saúde e, por isso, os jovens precisão ter acesso sobre as doenças sexualmente transmissíveis muito cedo. Aproveitem o encerramento deste ano do programa para tirarem qualquer dúvida que vocês tenham e, também, socializem o conhecimento adquirido por vocês durante o ano.”
“É com muita alegria que estou participando do encerramento das atividades do SPE 2012 no município. Espero que o conhecimento adquirido por vocês no programa possam ajudá-los a tomar decisões de prevenção, pois, a melhor qualidade de vida é ter saúde. Espero que vocês possam ser cidadãos mais conscientes das atitudes que irão tomar durante a vida. O SPE veio para afirmar que os trabalhos são melhor produzidos em parcerias. E, vocês, daqui a pouco vão mostrar para toda a sociedade aracruzense a força que possuem, por isso, sejam multiplicadores dessas informações”, disse a subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida, aos participantes do evento.
O encerramento do projeto, em 2012, contou com a “I Mostra Municipal de Saúde e Prevenção nas Escolas” e também com a “IV Caminhada Municipal de Prevenção e Saúde nas Escolas”. Os alunos da rede pública de ensino realizaram a exposição de trabalhos, sobre o que foi desenvolvido durante o ano, na antiga Associação Banestes de Aracruz (ABA). Já a caminhada teve como tema central “Não fique na dúvida, fique sabendo” e os alunos da rede municipal percorreram o Centro da cidade, levando à população mensagens de prevenção e combate a Aids e o respeito às pessoas que convivem com a doença, além de lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado internacionalmente no dia 1º de dezembro.
O SPE foi desenvolvido este ano, em 11 escolas municipais (EMEF Ezequiel Fraga Rocha, CMEB Paulo Freire, CMEB Mário Leal Silva, EMEF Prof.ª Maria Inês Della Valentina, EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes, EMEF Zenília Varzem Ribeiro, EMEF Eurípedes N. Loureiro, EMEF Itaparica, CMEB José Mambrini, EMEF José Marcos Rampinelli e EMEF Placidino Passos) e em três escolas estaduais (EEEFM Misael Pinto Neto, EEEFM Caboclo Bernardo e EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz).
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida