CMEB “Paulo Freire” realiza oitava edição do projeto “Aracruz, aqui é meu lugar”

Aconteceu na última quarta-feira (28/11), na escola “Paulo Freire”, no bairro São Marcos, a oitava edição do projeto “Aracruz, aqui é meu lugar”, que desta vez fez menção à vida da professora Zilma Nascimento Loureiro (atualmente é diretora do Centro Educacional de Aracruz - CEA), pelos relevantes trabalhos e contribuições que vem fazendo em prol da educação do município. Este ano, o projeto foi desenvolvido por 58 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que estudaram a história e geografia do município de Aracruz, previsto na organização curricular destas disciplinas. Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento.
Aproximadamente 200 pessoas entre alunos e familiares, professores, autoridades e representantes da Secretaria de Educação de Aracruz, além da homenageada da noite e seus familiares marcaram presença no evento. Foram apresentados pelos alunos à comunidade aracruzense, a história do surgimento do município de Aracruz, assim como a formação de seu povo, aspectos geográficos – relevo, clima, vegetação e hidrografia – vida administrativa (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e os principais pontos turísticos do município. Os educandos também contaram a história de vida da homenageada da noite, com muita emoção, alegria e paixão.
Para a professora Zilma Nascimento Loureiro, a homenagem foi um presente valioso. “Quero agradecer a Deus, primeiramente, que me permitiu viver este momento, a professora Rosimere Morelato, autora do projeto, a direção e pedagogos da escola pela iniciativa, e em especial as professoras Cirlei e Roberta, que juntamente com os alunos do 4º A e B, manifestando carinho, atenção e delicadeza, mostraram-se comprometidas com os valores humanos que fortalecem a nossa convivência na sociedade, criando espaço para o conhecimento ser partilhado com toda a comunidade escolar de Aracruz.”
Loureiro disse também: “Estou emocionada. Quantos fatos, situações e recordações foram relatadas com muito carinho e simplicidade por pessoas, tão queridas, com as quais pude conviver ao longo desses anos, e demonstrando-me confiança, permitiram-me desenvolver um trabalho na educação, trocar experiências enriquecedoras, e dessa forma, colher resultados tão positivos no aprendizado e valorização de tantas pessoas, que hoje tenho a alegria e a satisfação de compartilhar os desafios da educação”, relatou.
Segundo a diretora, Oziliadora B. P. Tartaglia, a realização do projeto “Aracruz, aqui é meu lugar” e, consequentemente, do reconhecimento da professora Zilma como personalidade pública evidencia o valor pedagógico do projeto. “Com esse trabalho proporcionamos aos alunos a oportunidade de conhecer a história de seu município e, principalmente, saber quem foram as pessoas que ajudaram a construir a Aracruz que conhecemos. Além disso, a participação de convidados ilustres proporcionaram momentos marcantes que ajudaram a abrilhantar este evento que foi planejado e executado com tanto carinho pela equipe escolar e alunos.”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida