Prefeitura de Aracruz conscientiza cidadãos sobre a proliferação de pombos

Na manhã desta terça-feira (31), uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Aracruz, foi ao Mercado Municipal e ao Terminal Rodoviário para conscientizar a população sobre os perigos que podem ser ocasionados à saúde por causa das fezes dos pombos, concentrados nessas áreas.
Para informar quem estava no local, os agentes pregaram cartazes ao redor das dependências e distribuíram panfletos ilustrativos com informações necessárias para coibir a proliferação dessas aves. Segundo informações apuradas junto à Secretaria de Saúde, uma das principais causas que contribuem para a aglomeração dos pombos é a própria desinformação de algumas pessoas, que insistem em alimentá-los. No local foram encontrados pacotes de ração e biscoitos colocados justamente para as aves, o que também traz outros animais como cachorros e roedores. Ocorrem também casos de pessoas que trazem milho todos os dias e os distribuem às aves.
Os pombos também se alimentam das rações colocadas para os passarinhos à venda nas lojas, além de restos de comidas – em embalagens descartáveis de marmita – deixados por quem come ali mesmo. Segundo Sebastião Soares, que é coordenador do Mercado Municipal, do Camelódromo e do Terminal Rodoviário, além do problema ocasionado com a desinformação de quem frequenta, a própria estrutura do local também favorece a aglomeração desses animais. “Já conversei com o setor competente para que sejam colocadas telas no alto dos telhados onde eles fazem seus ninhos. Os cabos de energia que sustentam as lâmpadas servem de poleiros para as aves e devem ser trocados por outras lâmpadas fixas ao teto” alerta.
Conscientização
A gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Isis Cruz Meira, frisou a importância desse trabalho realizado pela prefeitura. “Nosso trabalho tem intuito, tanto de informar quem passa por esses locais, quanto os próprios comerciantes, para que sejam multiplicadores ao vender seus produtos e alertá-los sobre os problemas gerados com a proliferação dos pombos”, explicou.
Doenças
Segundo a bióloga Andressa Palaoro, do Centro de Controle de Zoonoses, doenças como criptococose, histoplasmose e clamídiose, são transmitidas através da inalação de poeira resultante de fezes secas dos pombos. Essas doenças comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central. A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos, que compromete o aparelho digestivo. Ácaro de pombos, provenientes das aves e seus ninhos, podem causar dermatites em contato com a pele.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- II Seminário Internacional de Educação debate a ciência e os desafios para a evolução dos indicadores de qualidade
- Secretaria de Turismo e Cultura promove bate papo com fazedores de cultura de Aracruz
- Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Municipal acontece no dia 17 de setembro
- Saae realiza reforma de reservatórios de água tratada para garantir segurança no abastecimento
- Convocação n.º 004 do Edital n.º 001/2025 - Saúde
- Com apoio da Prefeitura, 1º Pedal do Ifes leva mais de 150 ciclistas às ruas de Aracruz
- Projeto Ytxy Porã leva acolhimento e cuidado às mães e gestantes na Casa Rosa
- Aracruz se prepara para a 1ª Corrida Manga em Movimento em Coqueiral
- Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
- Grande Mestre Internacional de Xadrez prestigia a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz