26º passeio ao Aricanga atrai mais de mil pessoas de todos os cantos do Espírito Santo
Mais de mil pessoas participaram do 26º Passeio Ecológico ao Parque Natural Municipal do Aricanga, que aconteceu neste domingo (05). Realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente, a subida ao Aricanga teve início na entrada do parque e os participantes puderam ter total contato com a natureza enquanto encaravam os três mil metros de subida pela estrada que corta 515 hectares de floresta preservada. O evento foi realizado por meio de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) com o Supermercado Oriundi.
A ideia do passeio é conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, proporcionar o contato com a natureza e incentivar a prática de atividades físicas. Os participantes também participaram de sorteios de bicicletas e mudas de árvores nativas.
“Faço muitos passeios e caminhadas como essa e sempre me sinto parte do meio ambiente e acho que quando uma pessoa se sente parte da natureza, cria-se nela o hábito de preservar”, disse Amarildo Geraldo de Oliveira, morador de Santa Teresa que participou da subida.
Um dos primeiros a chegar no topo do Aricanga, o senhor José Luiz Pinto, de 75 anos, surpreendeu por sua força e alegria. “Achei o passeio muito bom. Já é a segunda vez que participo e gostaria que tivesse mais vezes ao ano. Esse evento contribui também para que as pessoas se conscientizem quanto aos cuidados com o meio ambiente”, pontuou.
Já a pequena Nicole Delpupo Silva, de cinco anos, que pela primeira vez participou do evento, estava acompanhada de seus pais e de sua irmã de pouco mais de um ano, disse que adorou participar da subida. “Já tinha feito a trilha da barriguda, mas é a primeira vez que chego até aqui. Cansei um pouquinho, mas achei muito legal”, comentou.
A subida ao Aricanga atrai pessoas de todas as idades e de todos os cantos do Estado. Ao longo da subida, equipes do Oriundi e da Semam estavam distribuídas para prestar auxílio e informações aos participantes.
“Retomamos um evento que estava paralisado desde o início da pandemia. A subida ao Aricanga tem um papel muito importante que é o de poder celebrar o Dia do Meio Ambiente e, também , o de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservá-lo", disse Aladim Cerqueira, secretário da Semam.
O Prefeito Dr. Coutinho também participou da subida e, com pouco menos de uma hora, já estava no topo do Aricanga. “Esse evento é uma experiência incrível e que nos proporciona contato com a natureza e também , nos conscientiza da importância de preservá-la. O Aricanga é um importante parque para a nossa cidade e também para o nosso Estado, sendo considerado um das mais importantes unidades de conservação”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"