Servidores concluem curso sobre Transparência Pública

A Prefeitura de Aracruz (PMA), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) promoveu curso sobre Transparência Pública voltado aos servidores municipais. O curso consistiu na capacitação de servidores de todas as Secretarias, para melhor atendimento das demandas do cidadão em relação à Transparência.
O curso foi ministrado pelo instrutor Ricardo Monteiro Oliveira, especialista em Gestão, Controle e Transparência Pública, através de plataforma on-line e contou com a participação de 30 servidores.
Durante três dias, os funcionários que participaram do curso tiveram aulas sobre a Lei de Acesso à Informação, estratégias para avanço da transparência pública, direitos dos cidadãos e melhoria dos instrumentos de transparência municipais. Os temas tratados visaram a obtenção de conhecimento acerca do aprimoramento das políticas públicas, tais como o fortalecimento da gestão e da participação popular.
Além disso, os participantes receberam instruções quanto aos critérios de avaliação dos Portais da Transparência utilizados pelos Órgãos de Controle Externo, permitindo, dessa forma, o conhecimento dos pontos mais sensíveis das avaliações periodicamente realizadas, possibilitando a administração aperfeiçoá-los.
“A Prefeitura tem investido fortemente em transparência. No mês passado lançamos o novo Portal da Transparência municipal, mais moderno e completo. Agora, estamos capacitando os servidores para melhor atender aos cidadãos, seja na busca de informações por meio dos instrumentos de transparência, seja aquele que apresenta sua demanda junto à Ouvidoria Municipal”, disse o controlador-geral, Luís Fernando Mendonça Alves.
O controlador acrescenta que a disponibilização de informações públicas deve ir além da mera formalidade no atendimento da legislação. “As informações devem ser disponibilizadas de maneira clara e simples, de forma que o cidadão consiga acessar e entender e, ao mesmo tempo, disponibilizadas em canais de comunicação para que possam exercer seu direito de fiscalização dos agentes públicos. O acesso às informações públicas constitui um dos principais fundamentos para a consolidação da democracia, pois fortalece a capacidade dos indivíduos participarem da tomada de decisão que os afeta. Cidadãos bem informados têm melhores condições de conhecer e acessar seus direitos”, pontuou.
Informações: Controladoria-Geral da PMA
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada